Voltar à pagina inicial  »  A Escola

A Escola

A EArte é uma escola de música em Porto Alegre, fundada em 1995. Nasceu à partir de um sonho do Maestro Luiz André da Silva ao perceber a necessidade de trazer uma proposta diferenciada em educação, inicialmente aplicada ao ensino musical, depois estendendo-se para todos os segmentos das artes e projetos educacionais.

A proposta educativa é o fator mais significante na escola dando origem ao processo pedagógico arte-educativo, conceito desenvolvido pelo Maestro e implantado em todas as ações da EArte.
Assim, a arte passa a ser um fator integrativo ao desenvolvimento humano como um todo, contribuindo para esferas bastante amplas de aprendizado do aluno.

O que diferencia essencialmente este processo de ensino dentro da escola é o olhar que os professores desenvolvem em relação às necessidades individuais e particulares de cada aluno, pois cada pessoa é impar em seu processo de aprendizado e tem uma personalidade e vivência num contexto cultural que deve ser levado em conta para uma melhor apropriação dos conceitos aplicados.

Cartilhas ou métodos formatados dentro de padrões que subestimem a capacidade do aluno trazendo receitas prontas e de resolução rápida, porém sem desenvolvimento das etapas de conteúdos, ou ainda que sirvam apenas para prolongar a permanência de um aluno em uma instituição não se aplicam neste processo.

Individualizando o método de ensino trazemos à tona o potencial artístico criativo do individuo, esse potencial é adequado à capacidade de apropriação e entendimento que o aluno desenvolve ao longo das aulas.

A Equipe

Os profissionais que atuam na EArte tem formação nas áreas específicas de atuação artística estando a maioria inseridos no circuito cultural de porto alegre e do estado.

Maestro Luiz André da Silva

Maestro Luiz André da Silva

Diretor e fundador

Desde 1995, idealizador da Escola EARTE e do projeto social de educação musical continuada “EDUCANDO COM ARTE”. Regente de coro e orquestra, compositor, atua também como professor de canto e técnica vocal. Músico nos instrumentos: Piano, violão, charango, flauta transversal, Flauta doce, saxofone, gaita de boca e instrumentos tradicionais de sopro de origem latino-americana. Ver currículo completo

Alexandre Becker

Alexandre Becker

Bateria

Coordenador artístico na EArte. Educador, músico profissional, atuante no cenário cultural da música gaúcha e brasileira há mais de 30 anos. Baterista do grupo vocal e instrumental “De Vez em Canto”. Compositor, professor no Projeto Educando com Arte. Arranjador e coordenador técnico em estúdio de gravação e produção musical. Integra o quadro de professores da EArte há 10 anos.

Genaína Lemes da Silva

Genaína Lemes da Silva

Musicalização Infantil,Musicalização para bebês, Orquestra Kids

Iniciou suas atividades musicais aos 12 anos de idade e, atualmente, é mestranda em música, desenvolvendo pesquisa na área de concentração Etnomusicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Concluiu especialização em educação musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), é professora licenciada em música pelo Centro Universitário Metodista (IPA) e tem formação técnica musical com ênfase na flauta doce pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Participou como instrumentista em bandas marciais, grupos musicais populares, grupo de câmara além de, também,  ter sido integrante de grupos corais. Trabalhou como professora de música em escolas de educação infantil, escola de ensino regular, escolas de música, projeto social e grupos de flauta doce.

Josué de Oliveira

Josué de Oliveira

Percussão

Licenciatura em Música (IPA); Pós Graduação Pedagogia da Arte (UFRGS) e Estudos Culturais da Educação Básica (UFRGS); Bacharelado Música Popular (UFRGS); Aluno de percussão da Ospa. Coordenador do eixo “Música” no Projeto Educando com Arte, da Earte. Percussionista do grupo vocal e instrumental “De Vez em Canto”, integrante do grupo “Música Popular” da UFRGS, orquestra da escola da Ospa “Ospa Jovem” e integra a Orquestra Sinfônica de Gramado.

Letícia Adamatti Cole

Letícia Adamatti Cole

Canto e contrabaixo elétrico

Estudante de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista do IPA, fez cursos de extensão em Música na UFRGS. Foi integrante da Orquestra e do Coral Juvenil do Município de Cachoeirinha. Atualmente, é cantora solo da Orquestra do IPA, onde interpreta música popular brasileira. Também é integrante do Coral Bereia Worship, que tem suas raízes na Black Music.

Maria Lina Marcanth

Maria Lina Marcanth

Piano, teclado e psicoterapia sonoro-musical

 

Psicoterapeuta sonoro-musical. Professora de piano e teclado. Musicista profissional, formada pelo Conservatório de Música Léo Schneider. Professora no Projeto Educando com Arte. Professora Informática Educativa.

Misael Jacobus

Misael Jacobus

Saxofone, trompete e canto
Saxofone, regência e canto. Professor no Projeto Educando com Arte e Coordenador Pedagógico da Escola EArte. Formado em Licenciatura em Música pelo Centro Universitário Metodista – IPA participou do Curso de regência em Bandas ¬ FUNARTE¬ Guaíba/2013. Participou do Projeto Som & Louvor em Alvorada como Coordenador e Maestro da Banda e Orquestra. Estudou no Conservatório Pablo Komlós e atuou como fagotista na Orquestra Jovem da OSPA. Atuou como Saxofonista das Forças Armadas entre 2010 e 2015. Trabalha desde 2015 como professor de Música na rede Municipal de Porto Alegre.
Larissa Borba Zamperetti

Larissa Borba Zamperetti

Violino

Graduada pela Universidade Federal de Pelotas (bacharelado em violino) iniciou seus estudos com a professora Karin Lorenz). Após dois anos, ingressou no curso de extensão em música da UFRGS, onde participava de masterclasses realizados pelos professores Fredi Gerling e Hella Frank. Participou de festivais de música, tocando em orquestras. Foi spalla do segundo violino da Orquestra de Câmara do Conservatório de Música de Pelotas. Ministrou aulas no curso de extensão em música da UFPel, no período de 2012 a 2014. Trabalhou, ainda, em um projeto social no Instituto de Menores Dom Antonio Zattera.

 

Cristiano Martins (Cris Martin)

Cristiano Martins (Cris Martin)

Músicalização Infantil

Licenciatura em Música no IPA – Centro Universitário Metodista, Produtor cultural, Compositor, sócio do projeto TICALATUM (aulas de música em condomínios), Educador musical em escolas infantis (0 a 06 anos) e vocalista-compositor da banda Jack Brothers- pop rock.

Organizou inúmeros festivais junto à Associação Gaúcha de Discos Independentes entre 2005 a 2008 entidade conveniada a Secretaria Municipal de Cultura, Vencedor Festival Música de Poa-Região sul ano 2000, instrumentista de bandas covers (guitarra-baixo e voz) da noite Porto alegrense. Trabalhou na Cia – lúdica. Professor no ensino fundamental e médio de Artes (música).

Régis Moewius

Régis Moewius

Violão, guitarra, percepção musical

Bacharelado em Música Popular (UFRGS); guitarrista, professor e arranjador. Leciona guitarra, violão e percepção desde 2014.

Vinícius Nunes Medeiros Reis

Vinícius Nunes Medeiros Reis

Violino e viola. Iniciou seu estudos de viola em junho de 2009 com a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) com o professor Lucas Inage. Em 2012 começou na Extensão da UFRGS de Música com Gabriel Polycarpo, em 2014 ainda na Extensão iniciou seus estudos com a professora Hella Frank. Em 2015 Ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Isadora Gehres

Isadora Gehres

Violoncelo

Iniciou os estudos de violoncelo em 2009 com a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) com o Professor Rodrigo Alqualti; Aluna do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) como Técnico em Instrumento Musical desde 2016; Professora no Projeto Educando com Arte; Integrante da Orquestra Sinfônica de Gramado.

Melissa Souza

Melissa Souza

Piano e teclado. Iniciou as aulas de piano aos 7 anos,  participou de projetos de música de tendo aulas e tocando na orquestra dos mesmos. Em 2012 ingressou na Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, onde permaneceu até 2017. Cursando Bacharelado em piano na UFRGS.

 

Anderson Chaves

Anderson Chaves

Trompete. Estudante de Licenciatura em Música no Centro Instituto Universitário Metodista IPA, atua como Trombonista nas Forças Armadas desde 2015, Participou da Orquestra Big Band Brothers/POA, além de outras orquestras e bandas de porto Alegre e Alvorada. Participa da  orquestra IPA desde 2016. Trombonista do grupo Eterno Louvor desde 2014. Aluno de trombone do professor José Milton Vieira desde 2014.  Recebeu a Medalha Ordem do Mérito do Músico Militar no ano de 2017.

Guilherme Lima

Guilherme Lima

Flauta transversa, flauta doce e guitarra.

Licenciado em música pelo Centro Universitário Metodista IPA. Possui experiência em aulas de violão, guitarra, flauta doce e flauta transversal, particulares e em pequenos grupos.

Atuou em escolas particulares de música e no projeto do governo federal “Mais E,ducação”, lecionando aulas de música para crianças em situação de risco. Trabalhou na organização do Congresso Internacional de Música ISME (International Society of Music Education) ocorrido em Porto Alegre em julho de 2014. Desde 2018 atua como professor de flauta doce e flauta transversal no Programa Educando com Arte, idealizado pela EArte sediado na Aldeia da Fraternidade, em Porto Alegre).

Alexsander Silveira

Alexsander Silveira

Violino

Iniciou os estudos de violino em 2009 com a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) com o Professor João Campos Neto; participou da Banda Marcial Ildo Meneghetti (2001-2010) ganhando o prêmio AGB 10 anos (Associação Gaúcha de Bandas), como Destaque de Bandas de Instrumento de Percussão Popular e Sinfônica – Infantil (2006). Atuou como músico da Orquestra Jovem do RS sob a regência de Telmo Jaconi, na qual também lecionou. Integra a Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG) desde 2012, na qual permanece.

Nina Eick

Nina Eick

Teatro.

Formada em Artes Visuais pela UFRGS, participou de exposições de Arte Contemporânea. Estudou canto com a cantora e preparadora vocal Lúcia Passos de 2009 a 2015. Participou por dois anos do Grupo Experimental de Dança de POA, coordenado pelo bailarino e coreógrafo Airton Tomazzoni, entre outros cursos de dança que vem participando desde 2019. Sua formação como atriz se deu a partir de diversos cursos e workshops desde 2001. Dentre os seus trabalhos mais relevantes destacam-se as peças “Criança Pensa” (Ronald Radde, 2010), “Eu Chovo Tu Choves, Ele Chove…” (Fabiano Geremias, 2008) – peça onde obteve a indicação ao prêmio Tibicuera de Melhor Atriz Coadjuvante, “Dançarei Sobre o Teu Cadáver” (Júlio Conte, 2008), “O Duplo” (Patsy Cecato, 2008) “Manual Prático da Mulher Moderna” (Patsy Cecato desde 2011),”Piá Farroupilha”, “Filhote de Cruz Credo” e “10 quase amores” (Bobo Balihs desde 2010). É professora de arte e Teatro de crianças e adultos.

André França

André França

Sopros

Com formação musical de mais de 20 anos de vivência com a música. Experiência em bandas marciais, bandas musicais de concerto, big bands, orquestra de sopros, bandas militares e bandas dos mais variados estilos, blues, rock, surf ska music e música popular brasileira.

Músico instrumentista, tendo como instrumento titular o saxofone tenor, mas também com conhecimentos em clarinete, trompete e trombone de vara.

Como luthier de sopro, tendo uma oficina à disposição e conhecimentos adquiridos em cursos de usinagem e frezamento de polímeros e metais, aperfeiçoou os conhecimentos em instrumentos de sopro através do curso de luthier de sopro, pela FUNARTE.

Larissa Ramos

Larissa Ramos

Larissa Ramos é Soprano Lírico e Ópera Singer natural de Bauru, São Paulo,
Brasil. O seu primeiro contato com a música, teatro e dança foi em Campo
Grande, Mato Grosso do Sul, onde viveu parte de sua infância e
adolescência. Aos 12 anos de idade, acompanhada pelo Maestro Orion Cruz,
gravou o seu primeiro CD solo, com canções populares do cenário musical
da época e também eruditas. No ano de 2011, mudou-se para Porto Alegre,
Rio Grande do Sul, integrando o Coro Sinfônico da OSPA (Orquestra
Sinfônica de Porto Alegre) e por conseguinte, a realização de importantes
solos.

Márcio Reggiori

Márcio Reggiori

Violão Clássico e Popular, Ukulelê, Cavaquinho, Bandolim, Contrabaixo acústico e elétrico, Guitarra

Graduado pelo Centro Universitário Metodista – IPA em Licenciatura – Música. Participou do projeto de pesquisa PIBID/CAPES/IPA, em docência compartilhada no ensino fundamental, no período de 2014 – 2017. Realizou Estágio no Hospital Mãe de Deus, educação musical em espaço não escolar, projeto de humanização das rotinas do hospital. Professor de música no Colégio Anchieta de Porto Alegre RS. Educador musical, atuante com público infanto juvenil, adultos e terceira idade. Participante em 2018 do Grupo de pesquisa da AMPAL (ATENÇÃO DOMICILIAR MULTIPROFISSIONAL AO LONGEVO) na PUCRS com a coordenação do professor Dr. Ângelo José Gonçalves Bós. Mestrando em Gerontologia Biomédica na Escola de Medicina da PUCRS, orientando do Professor Dr. Ivan Izquierdo, pesquisando sobre música  e dependência de estado neuro humoral em humanos.

Estrutura

Atualmente, a EArte oferece suas atividades em dois endereços na capital: na sede da SOGIPA (Rua Barão do Cotegipe, 415 – Bairro São João) e no Colégio Bom Conselho (Rua Ramiro Barcelos, 996 – Independência). Ambas as unidades são abertas também ao público externo!