Voltar à pagina inicial  »  A Escola

A Escola

A EArte é uma escola de música em Porto Alegre, fundada em 1995. Nasceu à partir de um sonho do Maestro Luiz André da Silva ao perceber a necessidade de trazer uma proposta diferenciada em educação, inicialmente aplicada ao ensino musical, depois estendendo-se para todos os segmentos das artes e projetos educacionais.

A proposta educativa é o fator mais significante na escola dando origem ao processo pedagógico arte-educativo, conceito desenvolvido pelo Maestro e implantado em todas as ações da EArte.
Assim, a arte passa a ser um fator integrativo ao desenvolvimento humano como um todo, contribuindo para esferas bastante amplas de aprendizado do aluno.

O que diferencia essencialmente este processo de ensino dentro da escola é o olhar que os professores desenvolvem em relação às necessidades individuais e particulares de cada aluno, pois cada pessoa é impar em seu processo de aprendizado e tem uma personalidade e vivência num contexto cultural que deve ser levado em conta para uma melhor apropriação dos conceitos aplicados.

Cartilhas ou métodos formatados dentro de padrões que subestimem a capacidade do aluno trazendo receitas prontas e de resolução rápida, porém sem desenvolvimento das etapas de conteúdos, ou ainda que sirvam apenas para prolongar a permanência de um aluno em uma instituição não se aplicam neste processo.

Individualizando o método de ensino trazemos à tona o potencial artístico criativo do individuo, esse potencial é adequado à capacidade de apropriação e entendimento que o aluno desenvolve ao longo das aulas.

A Equipe

Os profissionais que atuam na EArte tem formação nas áreas específicas de atuação artística estando a maioria inseridos no circuito cultural de porto alegre e do estado.

Maestro Luiz André da Silva

Maestro Luiz André da Silva

Diretor e Fundador 

Desde 1995, idealizador da Escola EARTE e do projeto social de educação musical continuada “EDUCANDO COM ARTE”. Regente de coro e orquestra, compositor, atua também como professor de canto e técnica vocal. Músico nos instrumentos: Piano, violão, charango, flauta transversal, Flauta doce, saxofone, gaita de boca e instrumentos tradicionais de sopro de origem latino-americana Ver currículo completo

André Luiz Assum Luzardo

André Luiz Assum Luzardo

Gestão administrativa: Eventos, Produção e Publicidade e Propaganda.

Atua na Gestão Administrativa da EArte.

Gestão de Eventos: sonorização, iluminação, mídias, filmagens e live com transmissões ao vivo.

Gestão na produção artística e de programas na TV EArte.

Gestão no desenvolvimento de produto de comunicação de publicidade e propaganda.

Músico cantor, violonista e compositor. Participações em Festivais de música do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Registro de música no disco no Festival da XVIII Califórnia da Canção de Uruguaiana, registro de música no disco no Festival da 9º Ciranda de Taquara com premiação de melhor vocal, registro de música no disco do 4º Reponte de São Lourenço do Sul premiado com 1º Lugar vencedor do Festival, semi-finalista no Festival Bar Museu Clube da Esquina em Minas Gerais entre outros. Cantor solista do espetáculo Misa Criolla do compositor Argentino Ariel Ramires, acompanhado pelo Coral de Canoas, sob Regência do Maestro Luiz André da Silva. Fez parte do grupo vocal no Show Especial de Natal de Bibi Ferreira. Cantor, instrumentista e compositor no espetáculo Centenário de Mário Quintana com Grupo De Vez em Canto.. Cantor solista convidado no espetáculo musical GONZAGAS, tributo a Luiz Gonzaga e Gonzaguinha com Grupo De Vez em Canto. Direção artística, musical e de pesquisa do espetáculo de Música Cigana Grupo Caravana Esmeralda. Direção musical, cantor e instrumentista do Show solo título “La Negra – Especial Mercedes Sosa.”

 

Josué de Oliveira

Josué de Oliveira

Coordenador Pedagógico da EArte e do Projeto Educando com Arte.  

Como também coordenador do eixo “Música” no Projeto Educando com Arte. Licenciatura em Música (IPA); Pós Graduação Pedagogia da Arte (UFRGS) e Estudos Culturais da Educação Básica (UFRGS); Bacharelado Música Popular (UFRGS); Aluno de percussão da Ospa. Percussionista do grupo vocal e instrumental “De Vez em Canto”, integrante do grupo “Música Popular” da UFRGS, orquestra da escola da Ospa “Ospa Jovem” e integra a Orquestra Sinfônica de Gramado.

Alexandre Becker

Alexandre Becker

Bateria e Percussão

Coordenador artístico na EArte, educador, músico profissional e atuante no cenário cultural da música gaúcha e brasileira há mais de 35 anos. Atualmente é Baterista dos grupos, “Hard Blues Trio”, “Astroverso” e vocal e instrumental “De Vez em Canto”.

Compositor, arranjador e coordenador técnico em estúdio de gravação e produção musical. Integra o quadro de professores da EArte há 15 anos.

Vinícius Nunes Medeiros Reis

Vinícius Nunes Medeiros Reis

Violino e viola

Iniciou seus estudos de viola em junho de 2009 com a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) com o professor Lucas Inage. Em 2012 começou na Extensão da UFRGS de Música com Gabriel Polycarpo, em 2014 ainda na Extensão iniciou seus estudos com a professora Hella Frank. Em 2015 Ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Isadora Gehres

Isadora Gehres

Violoncelo

Iniciou os estudos de violoncelo em 2009 com a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) com o Professor Rodrigo Alqualti; Aluna do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) como Técnico em Instrumento Musical desde 2016; Professora no Projeto Educando com Arte; Integrante da Orquestra Sinfônica de Gramado.

Anderson Chaves

Anderson Chaves

Trompete

Estudante de Licenciatura em Música no Centro Instituto Universitário Metodista IPA, atua como trombonista nas Forças Armadas desde 2015, participou da Orquestra Big Band Brothers/POA, além de outras orquestras e bandas de porto Alegre e Alvorada. Participa da orquestra IPA desde 2016. Trombonista do grupo Eterno Louvor desde 2014. Aluno de trombone do professor José Milton Vieira desde 2014.  Recebeu a Medalha Ordem do Mérito do Músico Militar no ano de 2017.

Alexsander Silveira

Alexsander Silveira

Violino

Iniciou os estudos de violino em 2009 com a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) com o Professor João Campos Neto; participou da Banda Marcial Ildo Meneghetti (2001-2010) ganhando o prêmio AGB 10 anos (Associação Gaúcha de Bandas), como Destaque de Bandas de Instrumento de Percussão Popular e Sinfônica – Infantil (2006). Atuou como músico da Orquestra Jovem do RS sob a regência de Telmo Jaconi, na qual também lecionou. Integra a Orquestra Sinfônica de Gramado (OSG) desde 2012, na qual permanece.

André França

André França

Sopros

Com formação musical de mais de 20 anos de vivência com a música. Experiência em bandas marciais, bandas musicais de concerto, big bands, orquestra de sopros, bandas militares e bandas dos mais variados estilos, blues, rock, surf ska music e música popular brasileira. Músico instrumentista, tendo como instrumento titular o saxofone tenor, mas também com conhecimentos em clarinete, trompete e trombone de vara. Como luthier de sopro, tendo uma oficina à disposição e conhecimentos adquiridos em cursos de usinagem e frezamento de polímeros e metais, aperfeiçoou os conhecimentos em instrumentos de sopro através do curso de luthier de sopro, pela FUNARTE.

Lucas Simor Fontanelli

Lucas Simor Fontanelli

Musicalização infantil, piano, teclado e flauta transversal.

Formado em licenciatura em música pelo Centro Universitário Metodista.

Gilnei Lucas

Gilnei Lucas

Membro da equipe técnica EArte, produção e operação de áudio visual em transmissões ao vivo e gravações. Produção de palco, sonorização de eventos.
Compositor, intérprete, Ator, designer, Arte educador ;
Educador de iniciação musical do Projeto Educa São Leo desde 2017;
Integrou no período de 2001 a 2016 como ator, gestor dos projetos musicais e compositor o grupo de Treinamento Criativo Theatro Vanguarda, atuando em eventos corporativos por toda a região sul;
Compositor de trilhas sonoras premiadas nos grupos teatrais leopoldenses Velho do Saco e Trupe;
Compositor e Diretor de Harmonia da Escola de Samba Alambique Leopoldense desde 2013
Produtor, Técnico de luz e som e curador do Atelier Biba Jacques São Leopoldo;
Agraciado com o título de Patrono da 33ª Feira do Livro de São Leopoldo, pela sua contribuição para a literatura através do teatro e da música, ocasião em que publicou seu primeiro livro intitulado, “Sarau Underground”.

Estrutura

Atualmente, a EArte oferece suas atividades em dois endereços na capital: na sede da SOGIPA (Rua Barão do Cotegipe, 415 – Bairro São João) e no Colégio Bom Conselho (Rua Ramiro Barcelos, 996 – Independência). Ambas as unidades são abertas também ao público externo!